sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Amar a si mesmo
Na Bíblia Sagrada lemos ensinamentos tais como “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Analisando essa frase, percebemos que ‘amar a si mesmo’ constitui a base para amar a Deus e ao próximo. Isso significa que, se não formos capazes de amar de verdade a nós mesmos, também não seremos capazes de amar verdadeiramente a Deus e ao próximo. Amar a si próprio significa conhecer a perfeição da verdadeira natureza de si mesmo e ter o máximo de respeito por si próprio. Consiste em ter a consciência de ser filho de Deus perfeito, puro e maravilhoso.
Amar a si é se dar valor naquilo que se é de verdade, ou seja, um filho de Deus que merece ser feliz.
As pessoas amam o próximo de acordo com o grau em que amam a si mesmas. E o contrário também ocorre: só é amado de fato pelos outros aquele que se ama realmente. Quem não se respeita e não se valoriza, jamais será respeitado e valorizado pelos outros. Quem não se ama e não se admira, dificilmente será amado e admirado pelas outras pessoas.
Ame a si mesmo, pois você é filho de Deus, um ser puro e sagrado.
Jamais menospreze você mesmo. Não se lamente de nada. Pelo contrário , agradeça ao Universo por você estar vivo! Não se critique, não se rebaixe, não fale mal de você mesmo. O complexo de inferioridade é algo totalmente inútil.
Nunca brinque de forma pejorativa com sua situação econômica nem com seu corpo. Pare de repetir aos outros que você está gordo, fora de forma, feio ou que você é um caso perdido. Elogie a si mesmo, mantendo porém a humildade.
O complexo de inferioridade é um empecilho para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano. Na verdade todo homem é filho de Deus, portanto, não existe pessoa inferior em parte alguma do Universo. O complexo de inferioridade só existe na mente.
Pare, também, de se culpar por seus erros. Ninguém precisa pagar pelos seus pecados, pois Deus nos perdoa sempre, bastando que estejamos sinceramente arrependidos. Quem fez o mal deve imediatamente se arrepender, perdoar, prometer nunca mais cometer os mesmos erros e fazer o bem à todos.
As pessoas boas sofrem muitas vezes porque não conseguem se perdoar.
Texto de Elvio Nigro Jr., com base em publicações Seicho-No-Ie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário