sexta-feira, 13 de março de 2015

Espírita evoluído e dinheiro


De tempos em tempos ficamos sabendo que essa ou aquela instituição espírita está com dificuldade financeira e poderá encerrar suas atividades. Por que isso acontece? Faltam trabalhadores? Os participantes em geral são sovinas? O “dai de graça o que de graça recebestes” embaralha a mente dos seguidores? Os colegas da casa espírita acham errado falar em dinheiro?  O centro espírita precisa ser “pequenininho e humilde” -  que não suporte andar com as próprias pernas? - e que uma ou duas pessoas tenham que carrega-lo nas costas? Absurdos tão grandes - que atravancam a casa espírita e até um movimento espírita em alguma região! Faltam trabalhadores? Com certeza, faltam! Esse é um outro ponto crucial. Muitos só querem usufruir do Centro e não ajeitam uma só cadeira no salão de reunião... Querem ver tudo limpo: o chão, as paredes, o forro, as cadeiras, o WC ...Querem encontrar tudo arrumado e pronto. Passados os quinze minutos de palestra sobre o Evangelho - que é o tempo que suportam - levantam-se e vão embora sem sequer ajudar a fechar uma janela ... E a cadeira fica fora de lugar. Ajudar? Trabalhar?  Para quê? O participante (ou frequentador) não quer nenhuma responsabilidade !!! Isso é fraternidade? Isso é solidariedade? Isso é caridade? O que a pessoa está aprendendo no Centro? A usar tudo e todos e virar as costas e ir embora? Sem dizer o mínimo que deveria dizer, que é: “muito obrigado”? 
Muitas pessoas quando vão a outras instituições religiosas gostam de lá deixar dez por cento ou mais do ganho pessoal, mas quando vão a um centro espírita não doam nem um por cento ... Por que será? Não é preciso. Os espíritos desencarnados pagam todas as contas da casa espírita ... Que pensamento estúpido! 
E, não falar em dinheiro dentro da casa é ignorância tremenda, pois a parte financeira é tão importante como qualquer outro trabalho dentro da caridade. Sem o poder financeiro nem a própria casa espírita existiria. A casa não apareceu, num passe de mágica, descendo do céu. Custou e continua custando muito dinheiro para ali estar e atender aos necessitados de vários níveis.
A casa espírita dá de graça tudo o que é espiritual - os trabalhadores sinceros sabem muito bem disso. Agora, tudo o que é material tem um custo para alguém (alguém está tirando dinheiro do bolso para pagar as coisas materiais da casa espírita!) - tenha plena consciência disso! Ser um espírita evoluído dentro de novos tempos é importantíssimo para manter o Movimento Espírita em movimento!
Vamos lembrar o que diz o Espírito Bezerra de Menezes:

DINHEIRO - Bezerra de Menezes

O dinheiro não é luz, mas sustenta a lâmpada.
Não é a paz, no entanto, é um companheiro para que se possa obtê-la.
Não é calor, contudo, adquire agasalho.
Não é o poder da fé, mas alimenta a esperança.
Não é amor, entretanto, é capaz de erguer-se por valioso ingrediente na proteção afetiva.
Não é tijolo de construção, todavia, assegura as atividades que garantem o progresso.
Não é cultura, mas apoia o livro.
Não é visão, contudo, ampara o encontro de instrumentos que ampliam a capacidade dos olhos.
Nao é base da cura, no entanto, favorece a aquisição do remédio.
Em suma, o dinheiro associado à consciência tranquila, é alavanca do trabalho e fonte da beneficência, apoio da educação e alicerce da alegria, é uma bênção do Céu que de modo imediato, nem sempre faz felicidade mas sempre faz falta. 
[Grupo de Estudo Allan Kardec]

Assim falou Bezerra de Menezes.
E que a LUZ esteja com todos!


Texto de Alberto Kandra
Presidente do Grupo de Amigos Espíritas PÃO DA CARIDADE de Planura - Minas Gerais
13 de janeiro de 2014
Endereço do PÃO DA CARIDADE:
Rua Gerônimo Luiz Borges, nº 249 – Planura
Aplicação de PASSES: toda terça-feira das 18:00 as 19:00 horas
Blog: www.grupodacaridade.blogspot.com
E-mail: grupodacaridade@gmail.com
Programa MOMENTO ESPÍRITA
Rádio Vale FM de Colômbia – SP
Todos os domingos das 22:00 as 23:00 horas

Publicado no JORNAL VALE NOTÍCIAS – segunda página – Edição Quinzenal – Ano 5 – n.53 – de 26 de fevereiro de 2015.  Um jornal integrante do Sistema Dim Borges de Comunicação -  Circulação do jornal em Colômbia/SP – Barretos/SP – Planura/MG – Pirajuba/MG – Frutal/MG – Campo Florido/MG – Veríssimo/MG – Conceição das Alagoas/MG – Comendador Gomes/MG – Uberaba/MG.

Nenhum comentário: