terça-feira, 10 de julho de 2012

O poder do inconsciente


    A mente do ser humano se divide em duas partes: consciente e inconsciente.
    O consciente é a razão, o raciocínio, os cálculos matemáticos, a memória; e representa 5% da mente humana. Já o inconsciente está vinculado às emoções e sentimentos, e representa nada menos que 95% da mente humana. Tudo o que nós falamos, pensamos, ouvimos, vemos, fazemos e sentimos passa pelo consciente que julga e raciocina, e inevitavelmente fica registrado em nosso subconsciente, sejam coisas boas ou não.
    Às vezes, a mente consciente não está em harmonia com a mente inconsciente. Muitas pessoas desejam ficar ricas, trabalham muito para isso, mas se tiverem em seu inconsciente um registro do tipo “o dinheiro é sujo”, “nenhum rico entrará nos céus”, “é difícil ganhar dinheiro”, “eu sou pobre”, tal pessoa, por mais que se esforce jamais conseguirá enriquecer, pois acredita na pobreza e tem apenas ideias de fracasso e dificuldades registradas fortemente em sua inconsciência.
    Tudo o que nós falamos fica gravado na mente inconsciente, e quem acredita em coisas negativas receberá coisas negativas, por mais que se esforce. Jesus Cristo dizia: “Seja-te feito conforme a tua fé”, ou seja, cada um recebe de acordo com suas crenças. Quem acredita em coisas ruins acaba recebendo coisas ruins. Se armazenarmos pensamentos positivos em nosso dia-a-dia, estaremos fixando esses mesmos pensamentos bons e otimistas na mente, e isso acabará se manifestando em nossa vida. Também os nossos atos e nossas atitudes, sejam elas boas ou não, ficarão marcados em nossa mente inconsciente, mesmo que o nosso consciente sequer se lembre deles.
    Grava-se no subconsciente da mente conforme o número de vezes que pensamos e falamos. Por exemplo, se alguém fracassar uma vez na vida, e repetir constantemente, “sou um fracassado”, estará imprimindo esse pensamento toda vez que falar ou pensar no fracasso. Ainda que o fracasso tenha ocorrido apenas uma vez, se ela sempre se lamentar e reclamar, estará fixando a todo o momento a ideia de fracasso e azar na mente. Da mesma forma, se a pessoa falar ou pensar mil vezes na sorte, “tenho sorte na vida”, mesmo que tiver fracassado algumas vezes, os registros de boa sorte serão maiores que os registros de azar ou fracasso.
    As doenças também se originam na mente inconsciente.
    Quando alguém fica magoado ou entristecido com um amigo ou conhecido, e sente muita raiva, terá distúrbios celulares em virtude dessa emoção negativa.
    As doenças também se manifestam em nosso organismo conforme as ideias colocadas no subconsciente. Quem acredita que com a idade o corpo humano vai se enfraquecendo e se deteriorando, fatalmente perderá a saúde. As doenças não existem, pois Deus nunca criou nada que pudesse prejudicar as  pessoas. As doenças são geradas pela mente inconsciente que registrou, desde a infância, a falsa ideia de doença.
    Alguns tipos de doenças são criados por nossa mente inconsciente da maneira que melhor nos convém...  Há casos de pessoas que adoecem para com isso receberem mais carinho dos familiares, ou então para poderem faltar ao emprego ou para chamar a atenção. Existem casos em que a pessoa doente deseja a cura desesperadamente, todavia, justamente por ter registros errôneos em seu subconsciente, não ficará curada. Há pessoas cujas doenças lhe são convenientes, e enquanto não reconhecerem isso, não obterão a cura.
    Quem deseja fortalecer o corpo não deve pensar, em hipótese alguma, que tenha constituição física fraca. Existem pessoas que dizem por hábito: “sou fraco por natureza”, e como a palavra sempre desperta ideias e sentimentos que correspondem a ela, o corpo se torna fraco conforme o imaginado pela mente.
    Até as tragédias e os acidentes são autopunições do nosso inconsciente. Quando ocorre uma desgraça, qualquer pessoa pensa que não teve culpa alguma e acha que algo violento a atingiu. Porém, se somos vítimas de alguma catástrofe, significa que o nosso estado mental tinha alguma semelhança com essa desgraça e houve mútua atração de semelhantes. Nada pode aproximar-se de nós que não seja atraído pela nossa mente. Se o nosso estado mental for de fé iluminada, mesmo que estejamos bem no meio de uma catástrofe ou de um acidente, não seremos atingidos.


texto de Elvio Nigro Jr.


Veja mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subconsci%C3%AAncia
e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconsciente

Nenhum comentário: