terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aprendendo a perdoar



    Muito se tem falado em perdão. Vejamos o que diz a Bíblia Sagrada a esse respeito.“Se o teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se ele pecar sete vezes ao dia contra ti e sete vezes vier te procurar dizendo: ‘Arrependo-me’, tu o perdoarás”. Jesus Cristo falou assim no capítulo  17 (versículos  3  e  4) do Evangelho de São Lucas. Se alguém for grosseiro com você, te fizer algum mal ou te prejudicar em algo, e  vier cheio de arrependimento te pedir desculpas, perdoe-o. Cristo foi  bem claro, ele disse que se alguém pecar várias vezes ao dia contra você, e se arrepender, você tem a obrigação de perdoar!

    E o Messias acrescentou ainda: “Se perdoares aos homens suas ofensas, o Pai Celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoares aos homens, o Pai também não vos perdoará as tuas ofensas”. Isso consta no Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículos 14 e 15 , onde o Salvador adverte-nos de que se nós não perdoarmos as ofensas que os outros nos fizeram, Deus também não  perdoará as ofensas que nós cometemos. Quem perdoa também é perdoado, e quem não perdoa não será perdoado.

    Certa vez, São Pedro, aproximando-se de Jesus, perguntou: “Mestre, quantas vezes devemos perdoar? Até sete vezes?”. E Cristo respondeu: “Não até sete vezes, mas devemos perdoar setenta vezes sete”. Ou seja, devemos perdoar sempre!
    Vejamos o que o Redentor nos pede no capítulo  6, versículo 36 do Evangelho de São  Lucas: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Aqui a mensagem é bem clara...

    No Evangelho Segundo Mateus, capítulo 6, versículo 12 encontramos a maior oração de todas, o Pai Nosso, onde rezamos: “E perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...” Nesta oração estamos afirmando, perante Deus, que já perdoamos a quem nos ofendeu e nos maltratou. Portanto, se alguém se recusa a perdoar, não deveria rezar o Pai Nosso.

    E é sempre bom lembrar que no capítulo 8, versículo 7 do Evangelho Segundo São João, o Nazareno advertiu: “Aquele dentre vós que estiverdes sem pecado, que atire a primeira pedra”. Ou seja, aqui Jesus ensina-nos que ninguém deve lançar críticas e recriminações para quem comete um erro ou uma agressão contra nós, pois nós também erramos e por vezes agredimos os outros. Só aquele que nunca errou pode atirar a primeira pedra contra seu semelhante. Você nunca pecou?

    Caro leitor, jamais se esqueça que foi do alto da cruz, depois de ter sido chicoteado, surrado, ridicularizado e maltratado, além de ser  pregado com grossos pregos nas mãos e nos pés, que Jesus pediu: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”. Ninguém sofreu mais do que Jesus Cristo, e ele era inocente! E mesmo sofrendo tremenda injustiça e dor, ele perdoou a todos, dando esse exemplo maravilhoso para nós.

    Portanto, prezado amigo, perdoe aquele que te ofendeu, que te magoou e te feriu. Nosso Senhor recomendou: “Se alguém lhe esbofetear no rosto, ofereça a outra face”. Oferecer a outra face é dar uma nova chance. Perdoe, pois todos erram!

    Lembre-se que o perdão é o remédio da alma. A mágoa e o ressentimento profundo podem provocar doenças, inclusive câncer.
    Reflita e pense que se alguma agressão chegou para você foi para te ajudar a crescer e amadurecer como pessoa. Nunca pense numa agressão como um mal, mas sim como um bem, pois no sofrimento temos a oportunidade de purificar o nosso espírito. 

    Perdoar é um gesto de inteligência.

Texto : Elvio Nigro Jr.

Nenhum comentário: